Publicações Dicas de Leitura Noticias Links
 
 

 

Coaching Executivo

O que é Coaching?

É um processo dinâmico de desenvolvimento pessoal e profissional, em que o “Coach” se compromete com seu cliente, neste caso chamado de “Coachee”, em ajudá-lo a atingir determinados resultados em sua vida. “Coach” é um termo em Inglês que significa “técnico”, cujas funções são as de treinar e desenvolver seus atletas, bem como criar estratégias para levar seu time ao sucesso.

É muito importante lembrar que o “Coach” não faz o trabalho pelo atleta, mas está presente em todos os estágios da sua jornada para que ele possa romper seu próprio limite e conquistar o que foi planejado. No mundo corporativo esse processo não é novo, mas só recentemente o termo “Coach” começou a ser usado para designar “aquele que atua no campo da melhoria do desempenho de um indivíduo, com foco no resultado e realização pessoal”.
 
Coaching no Instituto Pensament

O trabalho de Coaching desenvolvido no Instituto Pensament está estruturado para acontecer em 10 sessões individuais de 90 minutos cada. Os primeiros encontros são semanais e os quatro últimos quinzenais O objetivo é ajudar o cliente a organizar suas idéias, planejar seu futuro, potencializar suas forças e encorajá-lo a enfrentar desafios, transformando suas intenções em ações produtivas. Visa ampliar a consciência dos processos mentais e dos padrões de comportamentos que comprometem a satisfação profissional,  com vistas à aprendizagem de novas e produtivas formas de agir frente às situações de vida.
.
Esse trabalho é realizado utilizando as premissas da terapia cognitivo-comportamental:  um modelo prático, baseado em competências, orientado à ação e ao futuro. As sessões são estruturadas, pragmáticas e estratégicas. É considerado um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal.

Destina-se aos profissionais de todas as idades que desejam repensar sua carreira ou obter mais realização pessoal e profissional em suas vidas.

O diferencial do nosso trabalho está no embasamento teórico-conceitual amplamente testado por pesquisas científicas e a vasta experiência do profissional no mundo corporativo e clínico, contribuindo para uma visão mais completa do ser humano, além de ter participado ao longo da vida, de um processo ininterrupto de desenvolvimento pessoal e profissional em vários programas no Brasil e no exterior.

Você poderá contratar nossos serviços de Coaching para aumentar a performance da sua vida como um todo ou apenas para ajudar você em um projeto especial. Desta forma, cada cliente terá um programa desenhado sob medida para atender às suas necessidades.

 

Como funciona

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas muito diversas.
Definida a meta,  fazemos uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objectivos visados e juntos definem um plano que permita alcançar os resultados desejados.

A duração do processo é em geral de 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência. É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais. Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.

O coaching pode contribuir para a configuração de sistemas de trabalho , para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional, fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

Os Diferentes Tipos de Coaching

Coaching Executivo
Tem por objetivo melhorar a performance nos negócios  e na vida . Assiste ao profissional na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching Pessoal ou Coaching de Vida (Life Coaching)
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho.

Coaching de Performance
O Coaching de Performance  tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais, identificar os bloqueios internos e  removê-los para a obtenção de resultados.  É um processo em que o coach ajuda o coachee  a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas através do auto-conhecimento e da conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional. O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois o foco deste trabalho é ajudar o gestor a implementar a estratégia com base na missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.
O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 ou 6 meses.

 

 
twitter Google Maps